Páginas

Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor é quem sustenta a minha vida. (Salmo 54:4)

sexta-feira, 21 de junho de 2013


Secretário de Recursos Hidricos discute com Agência Nacional de Água


 



O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, esteve reunido na terça-feira (18), em Brasília, com técnicos da Agência Nacional de Água (ANA) para discutir o apoio da instituição no que diz respeito à Gestão de Recursos Hídricos no Rio Grande do Norte. A reunião foi dirigida pelo Diretor de Gestão da ANA, Paulo Varela, e também contou com a presença de alguns superintendentes da agência e da Coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana Medeiros.

Na ocasião foram apresentadas as principais ações desenvolvidas pela ANA no Estado com ênfase no Plano de Bacia do Piranhas-açu, na operação da Sala de situação instalada na sede da Semarh e na problemática de alocação de água na bacia do Piranhas-açu em virtude da estiagem. Inclusive, este último item será objeto de uma reunião nos próximos dias 2 e 3 de julho,  entre os técnicos da Semarh, da Agência Executiva de gestão de Águas da Paraíba (AESA) e do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca.

Outro assunto abordado na reunião foi o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). Segundo Joana Medeiros, esse pacto é uma iniciativa da ANA para estimular os estados a fomentarem as ações no que diz respeito à Gestão de Recursos Hídricos. “Assim que aderir ao pacto, o estado recebe R$ 750 mil que poderá ser investido em criação de Comitês de Bacias Hidrográficas, monitoramentos de corpos hídricos, elaboração de planos de bacia, implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, entre outros”, ressaltou a Coordenadora.

“Esse pacto permite que o estado faça uma avaliação da sua gestão, trace suas metas e apresente a ANA. A cada ano o estado será avaliado, se conseguir cumprir com as metas será premiado com mais recursos para investimentos na área” explicou Joana. “vale ressaltar que todo processo, tanto de avaliação como definição das metas são objetos de discussão dentro do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos”, finaliza.

O Secretário, Leonardo Rêgo, disse que a grande vantagem desse plano é que o estado se compromete em melhorar a gestão dos Recursos Hídricos no seu território e ainda tem a ANA como parceira. “Temos todo interesse e empenho em consolidar esse pacto pelas águas do RN”, disse Leonardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário