Páginas

Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor é quem sustenta a minha vida. (Salmo 54:4)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Seladoras garantem validade da esterilização nas unidades de saúde do município de Pau dos Ferros.


Cumprindo normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no que se refere ao processamento e reprocessamento de artigos médico-hospitalares, a Prefeitura de Pau dos Ferros tem investido nessa área. 
Através da Secretaria de Saúde (SESAU), o município entregou a cada uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), nesta semana, um dos equipamentos que há de mais moderno nos setores de esterilização: seladora portátil para embalagens de grau cirúrgico.  
De acordo com a secretária Patrícia Leite, a ação “representa um investimento substancial para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, pois irá proporcionar uma vedação 100% segura, não comprometendo assim a validade da esterilização”. 
A atualização e normatização do processamento de artigos em serviços de saúde acontecem em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em que a aquisição de papel grau cirúrgico conforme preconiza a norma brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também é priorizado. 
“A ABNT estabelece os parâmetros de qualidade dessas embalagens quanto à identificação, porosidade, resistência à tração e perfuração, pH e penetração do agente esterilizante”, esclareceu Patrícia. 
Segundo a secretária, o entendimento da gestão é de que o processamento de artigos utilizados no dia a dia das unidades nos mais diversos atendimentos é uma das atividades mais importantes em serviços de saúde, além de estar diretamente associada à prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS), segurança e qualidade de assistência ao paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário