Páginas

Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor é quem sustenta a minha vida. (Salmo 54:4)

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Greve dos bancários pode chegar ao fim nesta segunda-feira (26).

Decisão sairá amanhã (Foto: Wellington Rocha)
A greve dos bancários do Rio Grande do Norte pode chegar ao fim nesta segunda-feira (25). A categoria vai se renuir em assembleia para decidir se aceita ou não a proposta de reajuste apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

De acordo com a presidente do sindicato dos Bancários, Marta Turra, a proposta apresentada diz respeito apenas às questões econômicas. Segundo ele, a Fenaban ofereceu um reajuste de 10%, o que para a categoria está muito abaixo do percentual reivindicado pelos grevistas.
Segundo a presidente do sindicato, outra questão considerada importante pela categoria, que a contratação de mais profissionais foi ignorada pela federação. “Um absurdo isso que a federação está fazendo com a categoria”, lamentou.
Ainda assim, ela admite a possiblidade do movimento grevista se encerrar nesta segundo, quando os trabalhadores poderão votar e decidir se a paralisação deve continuar.
Reivindicações
Além do reajuste salarial de 32%, os bancários reivindicam ainda a contratação de mais funcionários. A campanha salarial dos bancários tem como tema principal, este ano, a saúde do trabalhador. O Comando Nacional apresentou uma pauta rebaixada à Fenaban, pleiteando reajuste de 16%.
No entanto, o Sindicato dos Bancários compõe a Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) e leva em consideração outros fatores para compor o índice de 32%.
O índice leva em consideração as perdas nos bancos privados, pois se fossem levados em consideração às perdas nos bancos público o valor ultrapassaria os 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário