Páginas

Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor é quem sustenta a minha vida. (Salmo 54:4)

sexta-feira, 24 de março de 2017

Recuperação da barragem de Coremas no sertão paraibano será autorizada na próxima semana.

As obras de recuperação, modernização e automação da barragem de Coremas, no Sertão paraibano, e do açude de São Gonçalo, no município de Sousa, terão a ordem de serviço assinada na próxima semana, para receber as águas do São Francisco, do Eixo Norte, previsto pelo Ministério da Integração para começar em agosto, com previsão de conclusão em dezembro.
Essa recuperação em Coremas está orçada em mais de R$ 16 milhões, e a de São Gonçalo, em R$ 24,8 milhões. A previsão para conclusão dos trabalhos é de 16 meses e os recursos são federais, segundo informou o coordenador do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) na Paraíba, Alberto Gomes, nesta sexta-feira (24).
A ordem de serviço de recuperação da barragem de Coremas deverá ser assinada pelo Ministério da Integração e pelo Dnocs com a presença do senador José Maranhão e as obras serão realizadas com recursos federais.
“O que nós vamos atacar em princípio é a questão hidromecânica, para que quando as águas do São Francisco chegarem, que provavelmente elas chegarão no final de dezembro para o começo de janeiro de 2018, a barragem já esteja pronta para receber”, explicou.
Em 2016, quando o volume de água reduziu na barragem de Coremas, moradores encontraram rachaduras nas paredes a montante da barragem. Essas placas que servem para proteger o talude do açude vão ser recuperadas, será feita a limpeza, entre outros serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário